quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Neoclassicismo

Fala aí, pessoal! Para começar, hoje vamos falar um pouco de Literatura.... principiemos pelo Arcadismo (ou Neoclassicismo)

Para início de conversa, vale à pena ver qual o "palco" no qual o Estilo Árcade se apresenta:

Durante os "anos iluminados" do século XVIII os questionamentos advindos do racionalismo geraram mudanças no campo político, social e econômico como a Primeira Revolução Industrial, a Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e eu paro por aqui com os exemplos porque to aqui pra falar de Literatura. De História eu falo mais tarde.

Bom, aqui no Brasil, vivíamos no Ciclo da Mineração, ou seja, vivíamos no abuso da Coroa portuguesa no que diz respeito à exploração de riquezas minerais, bem como limitações políticas e comerciais impostas à elite mineira, o que irritava essa classe econômica, social e cultural.

Idéias liberais trazidas por  homens ilustres lá das zoropa  lá da Europa, como por exemplo os advogados e também poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, espalharam-se pelas Minas Gerais e deram origem à Conjuração Mineira (que eu creio que será o próximo assunto abordado aqui no blog).

O cenário cultural do Arcadismo, aqui no Brasil, (lembrando que a literatura brasileira começa com o Barroco) foi a cidade de Vila Rica.

Ok, visto o contexto histórico, o qual os textos árcades pouco refletem, passemos para os próprios textos árcades em si....

Eles (os textos árcades) são fruto de uma tendência européia do sec. XVIII de revitalizar a cultura greco-romana e reagir de forma ideológica contra os efeitos (nocivos) da metropolização desordenada e da corrupção de valores humanos, provocada pelo Capitalismo.

Os poetas árcades  tinham como principal fonte de inspiração a teoria do Bom Selvagem (O homem nasce bom; a sociedade é que o corrompe) e o modelo de vida bucólica da cidade mitológica de Arcádia (daí o nome Arcadismo).

As principais características são:

1- Bucolismo >> Valorização do modo de vida rural

2- Neoclassicismo >> Referência a elementos da mitologia clássica

3- Valorização dos ideais estéticos clássicos >> beleza com simplicidade, harmonia, equilíbrio, perfeição formal, racionalismo.

4- Inutilia Truncat  (suprimir o que é inútil, era o tema de arcádia) >> Filosofia romana retomada como forma de se opor ao rebuscamento formal exagerado do estilo barroco, bem como à sua complexidade semântica (Lembrando que um estilo literário sempre se opõe ao anterior)

5- Artificialismo poético >> O modelo de vida urbano dos poetas não condizia com a ideologia bucólica do estilo. (Ou seja, falavam do campo e escreviam como pastores, mas viviam nas cidades)

6- Pré-Romantismo >> O arcadismo brasileiro não seguiu totalmente o princípio de racionalismo objetivo. Alguns dos nossos poetas introduziram no estilo lirismo sentimental e subjetividade (características que evidenciariam no próximo estilo a se seguir: o Romantismo)

7- Pastorialismo >> Adoção de uma personalidade pastoril; uso de pseudônimos (os poetas escreviam como sendo pastores)






E os principais poetas desse estilo foram :






Imagem de Tomás Antônio Gonzaga
No tocante à Poesia Lírica: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Alvarenga peixoto, Silva Alvarenga e Domingos Carlos barbosa.

Já na Poesia Épica os principais foram: Cláudio Manuel da Costa, Basílio da Gama e Frei José de Santa Rita Durão.

E, finalmente, na Poesia Satírica temos Tomás Antônio Gonzaga.


Por enquanto é só, pessoal. Na próxima trarei alguns exemplos de poemas liricos, épicos e satíricos no Arcadismo e alguns exercícios para fixação.

Um abraço.                                                                                                                                     
                          










Nenhum comentário:

Postar um comentário